Google+

Shark tank portugal

Já são conhecidos os nomes dos cinco “tubarões” que vão viabilizar ideias de negócio na versão portuguesa do programa Shark Tank. João Rafael Koehler, presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, é um dos investidores selecionados para programa televisivo de empreendedorismo que vai arrancar no próximo ano, com estrutura e modelo semelhantes à versão internacional. Mário Ferreira, Miguel Ribeiro Ferreira, Susana Sequeira e Tim Vieira completam o rol de empresários escolhidos para o painel de investidores do programa.

A materialização de projetos empresariais com potencial, o registo de patentes com utilidade para o mercado e a facilitação do processo de internacionalização de empresas são três metas do Shark Tank português. Orientado para a difusão da prática empreendedora, o programa pretende dinamizar o tecido empresarial português, missão que é, de resto, partilhada com o representante dos empreendedores no programa, João Rafael Koehler.

João Rafael Monteiro Koehler é presidente da ANJE e da direção do Portugal Fashion, o maior evento da indústria da moda em Portugal. O empresário desempenha igualmente funções como administrador executivo da Colquímica - empresa familiar fundada em 1953, pioneira na produção de colas de base aquosa e de colas “hot melt”, que exporta 90% da sua produção e está presente em 45 países. Licenciado em Direito (área jurídico-económica) pela Universidade Católica (Porto), João Rafael Koehler efetuou também uma pós-graduação e um mestrado em Relações Internacionais.

Depois de dois anos de exercício da advocacia, e de um ano empenhado na docência universitária, dedicou-se inteiramente à atividade empresarial. Assim, e para além das funções na Colquímica, liderando a internacionalização da empresa e contribuindo para o multiplicar da faturação por vinte, João Rafael Koehler criou a sua própria empresa de consultadoria, assessorando multinacionais em projetos imobiliários em Portugal. Envolvido em vários projetos industriais, destaca-se a criação recente da Elastictek, tendo finalizado recentemente o fund raising de 15 milhões de euros para a produção de Polietileno e Elástico na zona centro de Portugal. 

A equipa de jurados do programa de televisão é ainda composta por Mário Ferreira, presidente executivo da Douro Azul, Miguel Ribeiro Ferreira, especialista em gestão de empresas, fundador das empresas Bebágua e Acquajet (em Espanha) e atual chairman da Fonte Viva, Susana Sequeira, publicitária e fundadora da agência de publicidade MSTF Partners, e Tim Vieira, empresário luso-descendente com negócios no setor dos media. 

Sobre os “tubarões” selecionados para a materialização do Shark Tank português, Paulo Sousa Marques, produtor executivo do programa, afirmou em comunicado que “são, sem dúvida alguma, ótimos empresários, capazes de investir e apoiar os empreendedores nacionais e tornar os seus negócios mais lucrativos e bem-sucedidos”. O produtor realçou ainda que os empresários referidos contam “com uma vasta experiência em diferentes setores de atividade, com muitos contactos, quer em Portugal, quer nos mercados internacionais, o que vai seguramente beneficiar os candidatos".

Até ao momento o programa já recebeu 850 candidaturas, sendo que a idade média dos concorrentes está fixada nos 36 anos. A amostra recolhida apresenta maior representatividade do sexo masculino, mas a produção do programa espera ainda ultrapassar a barreira das mil candidaturas.

As candidaturas ao programa decorrem até ao próximo dia 22 de Dezembro e as gravações têm início agendado ainda para o mês de Dezembro. Os empreendedores interessados em participar devem submeter um vídeo, apresentando o seu projeto empresarial em cinco minutos, de forma curta e objetiva.

Acompanhe o programa em: https://www.facebook.com/sharktankP

850 projetos a concurso


 850 projetos a concurso 


A primeira edição do programa Shark Tank em Portugal conta já com 850 projetos a concurso. Desde o passado dia 8 de Outubro, a produção do programa recebeu centenas de projetos nacionais que procuram investimento junto dos “Tubarões” portugueses e revolucionar as suas empresas.

As candidaturas recebidas têm origem em diversos setores de atividade desde a saúde, aviação, turismo, tecnologia, vestuário, entre outros, representando o melhor que se produz em Portugal. Até ao momento, a idade média dos concorrentes ronda os 36 anos, sendo na sua maioria do sexo masculino.

Os potenciais candidatos que ainda não enviaram as suas candidaturas poderão fazê-lo até ao próximo dia 22 de Dezembro através do site www.sharktank.pt.

A produção do programa espera assim ultrapassar as 1000 candidaturas e fazer do empreendedorismo um “desporto de massas”, dinamizando o tecido empresarial português.

Numa primeira fase, os projetos foram selecionados pela produção, passando depois a uma segunda fase onde são avaliados diante de um júri constituído por especialistas em empreendedorismo da Nova SBE.

As gravações do programa arrancam ainda este mês, altura em que apenas os 90 melhores projetos serão apresentados aos “Tubarões”. Susana Sequeira, João Rafael Koehler, Miguel Ribeiro Ferreira, Tim Vieira e Mário Ferreira irão disponibilizar o seu capital para apoiar os projetos e marcas com maior potencial de crescimento.

Os interesses dos cinco tubarões são muito diferentes, incidindo em áreas que vão desde a agricultura às tecnologias. Esta diversidade e abertura deixam antever que os seus investimentos poderão abranger uma grande diversidade de novos negócios.

Fonte: www.sharktank.pt

Acompanhe o programa em: https://www.facebook.com/sharktankP